Setor foi o segundo na geração de empregos no município em 2024
Os dados consolidados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados esta semana pelo Ministério do Trabalho e Emprego, revelaram os resultados de todo o ano de 2024, apontando a construção civil como o segundo maior setor em termos de geração de postos de trabalho formais em Campina Grande.
Conforme os números oficiais do Caged, a construção civil fechou 2024 com um saldo de 1.155 empregos criados no município, ficando atrás apenas do setor de serviços. Além disso, foi o melhor resultado do segmento em termos de geração de empregos nos últimos anos, período do Novo Caged.
Em 2023, o setor havia gerado 413 postos de emprego; em 2022, foram 202; em 2021, 650; no ano crítico de 2020, a construção civil registrou números negativos, fechando o ano com menos 277 empregos.
O presidente do Sinduscon Paraíba, Lamartine Alves, comemorou o resultado que, segundo ele, reafirma a importância da indústria da construção para nossa cidade, assim como para o estado e o país. “Somos um setor de grande impacto na economia e na realidade social do Brasil, movimentando uma ampla cadeia produtiva e gerando emprego e renda”, frisou.
PARAÍBA
Nos dados do Caged quanto ao estado da Paraíba, a construção civil fechou 2024 com o terceiro melhor desempenho entre os setores, gerando um total de 4.865 postos de emprego, ficando atrás dos segmentos de serviços e comércio.
BRASIL
No plano nacional, a atuação da construção civil no comparativo da geração de empregos entre os setores foi mais modesta. O segmento ficou à frente apenas da agropecuária, gerando, ainda assim, um saldo positivo de 110.921 postos de trabalho formais.