sábado, 15 novembro, 2025
Página inicial Mercado Imobiliário Posso deduzir os materiais utilizados na construção da base de cálculo do ISS?

Posso deduzir os materiais utilizados na construção da base de cálculo do ISS?

Em decisão judicial no último dia 08/09, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) afirmou ser cabível a dedução da base de cálculo do ISS dos materiais empregados na construção civil.

O caso que ensejou a decisão foi levado ao Judiciário em virtude de o contribuinte entender ser admissível a dedução dos valores dos materiais empregados na obra dentro da base de cálculo do ISSQN. Em defesa, o fisco municipal afirmou que o valor dos materiais empregados na obra somente seria dedutíveis se fossem produzidos pelo próprio prestador dos serviços fora do local da obra.

Com base nessa controvérsia, o TJSC entendeu que o contribuinte teria direito a dedução da base de cálculo do ISS referente ao valor dos materiais/mercadorias empregados na obra, independentemente de sua procedência, ou seja, não importando se adquiridos de terceiros ou produzidos pelo próprio prestador.

Embora a decisão tenha sido proferida no âmbito do Estado de Santa Catarina, o Supremo Tribunal Federal (STF) já possui o entendimento no mesmo sentido do decidido por esse tribunal estadual (RE 603.497 RG/MG).

Em efeitos práticos, entendeu-se que é possível a dedução da base de cálculo do ISS dos materiais empregados na construção civil.

AGÊNCIA CBIC

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas pode desativá-los, se desejar. Aceitar Leia mais