sábado, 15 novembro, 2025
Página inicial Mercado Imobiliário “PEC contra escala 6×1 é proposta de um desastre para o país”, avalia Sinduscon-PB

“PEC contra escala 6×1 é proposta de um desastre para o país”, avalia Sinduscon-PB

O Sindicato da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado da Paraíba (Sinduscon-PB), através do seu presidente, Lamartine Alves, manifestou profunda preocupação com a proposta de emenda à Constituição que deverá tramitar na Câmara dos Deputados pretendendo trocar a escada de trabalho 6×1 por 4×3.

Lamartine lamentou que a propositura tenha conseguido coletar o número de assinaturas superior ao mínimo necessário para começar a tramitar, tendo em vista, de acordo com ele, que o teor da PEC “representa a proposta de um verdadeiro desastre para o país”.

Conforme o presidente do Sinduscon, os efeitos reais do fim da escala 6×1 seriam bem diferentes do que tem sido anunciado pelos que defendem a PEC. “Primeiro, não haveria aumento do tempo de folga, lazer e descanso para o trabalhador. Pelo contrário, ele vai precisar trabalhar mais porque vai perder seu emprego e/ou sofrer redução dos ganhos em um único vínculo”, disse.

Além disso, ele pondera, o mercado de trabalho não teria como suportar os custos salariais. “Teríamos imediatamente uma série de demissões como jamais visto no país e uma precarização sem precedentes das relações de trabalho. O mercado se readequaria, para minimamente sobreviver, enxugando pessoal ao extremo e imergindo na precarização”, prossegue.

Lamartine Alves também aponta que, como consequência da sobrecarga sobre todas as empresas, haveria um inevitável e trágico aumento desenfreado de preços. “Portanto, o que está se propondo é uma temeridade absurda e, por isso, precisamos dialogar com nossos representantes no Congresso Nacional para refutar completamente essa PEC”, pontuou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas pode desativá-los, se desejar. Aceitar Leia mais