O que é a economia circular e por que é tão urgente apostar nesse modelo

Implementação passa por iniciativas como as realizadas pela Braskem, empresa protagonista em inovação ambiental nos setores da química e do plástico.

Uma economia em que nada se desperdiça e tudo se transforma. Inspirada na natureza, onde o que não é aproveitado por um determinado organismo é fonte de vida para outro, a chamada economia circular tem ganhado força no mundo.

Trata-se de uma forma de repensar o sistema de produção para que todos os elementos do processo sejam aproveitados, enxergando nos resíduos as matérias-primas para outros processos.

“Adotar uma economia 100% circular é urgente e necessário ao olharmos para a realidade ambiental alarmante do planeta. Isso passa pela mudança de paradigmas ao longo de toda a cadeia de produção”, destaca engenheira ambiental e mestra em planejamento urbano e regional Fernanda Balestro.

A indústria do plástico, um dos materiais mais presentes no dia a dia da população, tem se movimentado globalmente para disseminar a economia circular do produto. A Braskem, empresa brasileira que é a maior produtora de resinas plásticas das Américas, tem feito investimentos significativos em ações de sustentabilidade e se coloca como um agente protagonista nas questões do tema.

Mesmo o tema sendo um pilar da estratégia de negócio da companhia desde a sua fundação, em 2002, a Braskem buscou reforçar publicamente em 2018 o seu compromisso para avançar na economia circular definindo uma série de metas arrojadas, como recuperar, reutilizar ou reciclar 100% das embalagens plásticas até 2040.

De lá para cá, mais de 120 projetos globais sobre o tema já foram implementados e, atualmente, a companhia conta com mais de 40 profissionais em dedicação exclusiva à área de pesquisa para a frente de economia circular.

Compromisso com a inovação

No ano passado, a companhia apresentou um manifesto com um novo conjunto de metas. A principal delas é alcançar a neutralidade de carbono até 2050, iniciativa fundamental para o combate das mudanças climáticas no planeta.

Outra importante criação da Braskem acaba de completar 10 anos: o plástico verde, feito a partir da cana-de-açúcar, matéria-prima 100% renovável. A solução faz parte do portfólio de produtos I’m greenTM, que tangibiliza o compromisso da Braskem com a Economia Circular. O produto captura até 3,09 toneladas de CO₂ da atmosfera por cada tonelada produzida, tem a mesma qualidade do plástico convencional e já é exportado para mais de 30 países, sendo utilizado em embalagens de produtos de mais de 250 grandes marcas no Brasil e no mundo.

Hoje, além do polietileno (PE) renovável, a gama de produtos feitos à base da cana-de-açúcar conta com o EVA verde, usado por setores como o calçadista, o automobilístico e de transporte, entre outros, e com resinas pós-consumo, ou seja, feitas de plástico reciclado.

A ampliação do portfólio I’m greenTM é outra meta da Braskem. A companhia pretende incluir, até 2025, 300 mil toneladas de resinas termoplásticas e produtos químicos com conteúdo reciclado; e, até 2030, 1 milhão de toneladas desses produtos.

Além disso, a Braskem é membro da Alliance to End Plastic Waste (AEPW), entidade global que busca eliminar os resíduos plásticos descartados no meio ambiente, visando a recuperação e a criação de valor para esses resíduos, fortalecendo a economia circular.

Mas não há como pensar em economia circular sem envolver todos os agentes da cadeia produtiva. Nesse sentido, a Braskem desenvolve diversas iniciativas que auxiliam e apoiam outras partes do processo, como parcerias de negócio do mercado, conscientização da sociedade, gestão de resíduos e inclusão social.

Implementar a economia circular é uma questão complexa e que traz desafios sociais e econômicos. Trata-se de um propósito que deve ser encarado por entidades, indústrias, governos e cidadãos. Um compromisso global que fará bem para todos.

Por Braskem