Mais de 15 cases nacionais e internacionais marcam o 4º Inovaconstruir

Compartilhe

Consolidado como o maior evento de inovação no setor da construção civil, a 4ª edição do Inovaconstruir Experience chega a seu último dia com uma programação diversificada.

O presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro de Holanda, fez a abertura e destacou a satisfação em ver centenas de pessoas reunidas em busca de conhecimento e inovação para o setor. “É por tudo isso que, há quatro anos, o Sindicato das Construtoras do Estado Ceará realiza o Inovaconstruir Experience. O evento é hoje o maior do Brasil, a pautar a inovação com olhar focado na construção civil. Nosso intuito, nesses dois dias de programação, foi realmente promover grandes experiências e muito networking”.Publicidade

Montenegro, que deixa a presidência em dezembro, após 6 anos de gestão, recebeu homenagem da organização. Após assistir a um vídeo sobre a iniciativa e ser agraciado com uma placa em alusão ao trabalho que realizou, destacou, mais uma vez, o orgulho que tem de representar um sindicato que se coloca e é reconhecido por sua inovação. (Na foto, da esquerda para direita: Augusto Menezes, vice-presidente da Comissão de Obras Públicas do Sinduscon-CE; André Montenegro de Holanda, presidente do Sinduscon-CE,  e Patriolino Dias, vice-presidente de Relações Institucionais).

Antes dos painéis do dia, o presidente do Sinduscon Jovem Ceará, Marcelo Montenegro, apresentou ao público o Acolhimento de Ideias, que consiste em acolher ideias inovadoras na área da indústria do Estado do Ceará, que, após selecionadas pelo Sindicato, serão levadas aos empresários interessados em investir.

Prêmio Destaque BIM

A entrega da 2ª edição do Prêmio Destaque BIM também foi realizada. A iniciativa, que tem o intuito de desenvolver a indústria da construção civil cearense e buscar continuamente por inovação no setor, fomenta a adoção da Modelação da Informação da Construção (BIM), a partir da disseminação de boas práticas e do estímulo ao ensino e à pesquisa na área. Na edição deste ano, os vencedores foram: Construtora Montenegro, na categoria Construtora/Contratante; UmPraUm Projetos Integrados, na categoria Projetista e a Faculdade Ari de Sá, na modalidade Academia.

Cases apresentados

Ao longo do dia foram apresentados oito cases entre nacionais e internacionais. O início da manhã ficou por conta do professor doutor Eduardo Cabral, que trouxe o projeto do Programa de Inovação da Indústria da Construção Civil (INOVACON) “Desmistificando o uso do concreto auto-adensável em edifícios verticais”. Eduardo, ainda na ocasião, apresentou a nova publicação do programa que leva o mesmo título do case apresentado. Em seguida, o engenheiro doutor Maurício Luiz Grochoski, da BASF, apresentou “O desafio na concretagem em prédios de grandes alturas”.

case ‘Soluções inovadoras para fachadas não aderidas dos edifícios’ foi conduzido pelo engenheiro José Guilherme Renosto da Saint Gobain. O sócio engenheiro Filipe Holanda e a coordenadora de Projetos e arquiteta, Ana Caroline Aragão, ambos da Próspero Engenharia, falou sobre o “Ganho de Produtividade com a Pré-Fabricação”.

O período da tarde ficou por conta dos cases internacionais. Roberto Berardi da Italcementi (Itália) conduziu o case “Concreto Biodinâmico” com foco em propriedades fotocatalíticas, capaz de capturar alguns poluentes presentes no ar. A ampliação da fábrica da Airbus, em Hamburgo, também se destacou o evento. O tema foi apresentado pelo engenheiro, Pedro Henrique Marcondes. O evento encerrou com a palestra do case das Ilhas Palmeiras, que está entre os 10 maiores arquipélagos de ilhas artificiais do mundo.

Veja mais sobre o InovaContruir: 4ª edição do Inovaconstruir reúne cases nacionais e internacionais

CBIC`S AGENCY

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy