ENIC debate normas técnicas e controle de qualidade nas construções

Compartilhe

A capacitação de arquitetos e engenheiros, a atualização sobre normas técnicas e controle de qualidade de materiais realizados em laboratórios, são alguns dos temas que estarão no centro dos debates do 96ª Encontro Nacional da Indústria da Construção – ENIC. Para participar, inscreva-se no site!

Além do conhecimento adquirido nas universidades, cursos técnicos e livres, é necessário que os profissionais da construção civil estejam cientes das normas técnicas estabelecidas e as atualizações que ocorrem ao longo do tempo.

Para o presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT/CBIC), Dionyzio Klavdianos, a capacitação técnica do profissional de engenharia não pode nunca sair de moda. “Por melhor que seja a graduação, sempre haverá lacunas que precisam ser preenchidas com cursos de reciclagem e capacitação, palestras técnicas, interação entre profissionais na empresa, nas obras em instituições e sindicatos para troca de experiências, de todas as maneiras possíveis”, sugere.

“É preciso que projetistas e construtores mantenham-se atualizados sobre as revisões normativas, para a garantia da melhor execução do serviço ofertado”, destaca o Gerente de Negócio do IST de Construção Civil do SENAI CIMATEC, Carlos Bomfim. Ele considera de extrema relevância que essas exigências sejam atendidas para evitar patologias nas construções. O descumprimento das normas pode ir além de pequenos problemas que podem ser eventualmente corrigidos, mas o comprometimento da edificação como um todo.

Para Dionyzio, além da complexidade do processo de construção em si, há a questão da evolução tecnológica, da implementação de inovações técnicas, da maior exigência do consumidor, de mais serviços e normas técnicas intervenientes no processo construtivo. “Há uma infinidade de acréscimos que só tornam ainda mais relevante o papel do profissional de engenharia”, declara.

O cumprimento eficaz do dever técnico nas edificações, além de reduzir os danos também podem reduzir as ações judiciais. Em paralelo às questões normativas, o 96ªENIC | Engenharia & Negócios também abordará a relevância dos laboratórios de desempenho de materiais e sistemas utilizados nas construções. As testagens constatam, por exemplo, se o material para a edificação de uma estrutura de concreto tem resistência o suficiente. O controle de qualidade reflete na segurança dos trabalhadores, na durabilidade das obras e na satisfação do cliente.

Um dos certificados de controle de qualidade é emitido pelo INMETRO, por meio de amostras entregues pelas construtoras. Quando as normas técnicas e laboratoriais de aferição estão de acordo, torna-se um diferencial para a construtora.

Projetos, como o Minha Casa, Minha Vida, exigem determinados controles de qualidade das empresas que fornecerão os serviços, como é o caso das análises laboratoriais, certificados pelo SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), um sistema de certificação de gestão da qualidade voltado exclusivamente para construtoras e pré-requisito para aquelas que querem construir unidades habitacionais com verba do Governo Federal.

Além da segurança dos trabalhadores e a satisfação dos clientes, a garantia da aplicabilidade das normas impacta no posicionamento da empresa no mercado e a sua credibilidade.

AGÊNCIA CBIC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy