Construção da autonomia digital: impulsionando sua carreira

Compartilhe

Uso crescente da internet, proliferação de fake news e superexposição nas redes sociais fazem surgir necessidade da educação digital.

Hoje a tecnologia permeia todos os aspectos da vida, desde o trabalho até o lazer. No espaço virtual, é possível conectar-se instantaneamente com pessoas do mundo inteiro, acessar uma infinidade de informações e serviços, realizar compras online e muito mais.

Mas essa realidade também traz desafios. A crescente dependência da tecnologia e da internet, a disseminação de fake news, a desinformação e a superexposição nas redes sociais fazem com que a educação digital seja cada vez mais importante para as pessoas, inclusive no desempenho profissional e para o pleno exercício da cidadania.

A autonomia digital pode ser definida como a capacidade de utilizar as tecnologias digitais de forma consciente, crítica e segura e foi incluída entre as Marcas Formativas do Senac.

A diretora de Educação e Tecnologia do Senac PR, Denyze Cristina Lorenzon Ruckl, conceitua: “As marcas formativas identificam e diferenciam os egressos Senac do restante do mercado. É uma espécie de chancela que damos aos nossos alunos”, explica.

Marcas Formativas do Senac  — Foto: Divulgação Senac PR

Marcas Formativas do Senac — Foto: Divulgação Senac PR

A autonomia digital foi incluída nos cursos do Senac PR pela importância de se possibilitar ao estudante condições para viver e trabalhar na sociedade em rede, considerando a apropriação dos meios digitais para participar e comunicar conteúdos, produtos e serviços.

“Autonomia digital é quando a pessoa busca se atualizar sobre as tecnologias relacionadas à sua área e identifica oportunidades para incorporá-las às suas atividades, assumindo postura crítica em relação às informações e fontes disponíveis, bem como respeitando os princípios da segurança da informação. O aluno do Senac utiliza ferramentas digitais para a realização do seu trabalho e para o seu aprimoramento”, reitera a analista da Coordenadoria de Educação e Tecnologia do Senac PR, Vera Regina Andrade Carneiro.

Em todas as profissões

A autonomia digital não se aplica apenas a profissões que estão diretamente ligadas à tecnologia. Mesmo em profissões que são consideradas analógicas, como por exemplo, cabeleireiro ou cozinheiro, a habilidade de utilizar a tecnologia de forma eficiente pode ser fundamental para o sucesso da sua atividade.

Precisa saber computação?

A analista de educação do Senac PR ressalva que para estar inserido nesse mundo digital e tecnológico não é obrigatório aprender a programar ou saber de computação. Isso porque a autonomia digital envolve aspectos presentes na vida das pessoas antes mesmo da chegada dos computadores e da internet, tais como educação básica (matemática, compreensão e produção de textos), alfabetização científica, pensamento crítico e competências socioemocionais, além da alfabetização digital propriamente dita.

Construção da autonomia digital

Para construir a autonomia digital é importante que seja proporcionado ao aluno ser protagonista do seu desenvolvimento, experimentando e vivenciando situações práticas, alinhadas às necessidades e exigências de um mercado que apresenta desafios significativos. “Tal perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho e com o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade”, afirma Vera.

O Senac contribui com a formação da autonomia digital, proporcionando atividades de aprendizagem que adotam estratégias de simulação, demonstração e criação de situações oriundas do mercado de trabalho e vivenciadas pelo profissional da área de tecnologia.

Atuando em equipes, acompanhando e finalizando projetos, a partir dos seus conhecimentos, experiências anteriores e o uso de ferramentas digitais, o aluno desenvolve habilidades importantes para sua autonomia digital.

TOPO

Por Senac Paraná

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Terms and Conditions and the Privacy Policy