sábado, 15 novembro, 2025
Página inicial Mercado Imobiliário Confiança da indústria tem maior queda da história devido ao coronavírus

Confiança da indústria tem maior queda da história devido ao coronavírus

CNI apurou que Índice de Confiança do Empresário Industrial recuou 25,8 pontos, em abril, chegando a 34,5 pontos, menor nível já registrado.

Conforme dados apurados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a confiança da indústria brasileira, em abril, teve a maior queda da história, em razão da atual pandemia causada pelo novo coronavírus. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 25,8 pontos, chegando a 34,5 pontos. Este é o menor nível e a maior queda registrada da série histórica, que começou em 2010.

“Há dificuldades no fluxo de insumos, mercadorias e trabalhadores e as medidas de isolamento social e o consequente ‘desaparecimento do consumidor’ resultaram em forte queda na receita das empresas”, diz o relatório técnico do ICEI.

Antes da queda apurada em abril, o maior recuo na confiança empresarial havia sido em junho de 2018, devido à greve dos caminhoneiros (5,8 pontos).

O ICEI é formado pelo Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas. O primeiro caiu 20,2 pontos em abril, chegando a 34,1 pontos, enquanto o segundo teve queda de 28,6 pontos, alcançando 34,7 pontos.

A desconfiança pode ser vista em todos os setores de atividade industrial. O indicador de confiança é menor entre os empresários da Indústria de Transformação (34,3 pontos) e de Construção (34,8 pontos).

Na construção, o indicador de maior confiança é referente às Obras de infraestrutura (34,9 pontos), seguido de Construção de edifícios (34,8 pontos) e Serviços especializados para a construção (33,1 pontos).

REGIÕES

A queda da confiança é mais sentida entre os empresários da Região Sul, cujo índice acumulou uma queda de 34,6 pontos entre janeiro e abril. No Norte houve o menor recuo na mesma base de comparação (26,8 pontos).

Fonte: https://www.aecweb.com.br/revista/noticias

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas pode desativá-los, se desejar. Aceitar Leia mais