Confiança da indústria tem maior queda da história devido ao coronavírus

CNI apurou que Índice de Confiança do Empresário Industrial recuou 25,8 pontos, em abril, chegando a 34,5 pontos, menor nível já registrado.

Conforme dados apurados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a confiança da indústria brasileira, em abril, teve a maior queda da história, em razão da atual pandemia causada pelo novo coronavírus. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 25,8 pontos, chegando a 34,5 pontos. Este é o menor nível e a maior queda registrada da série histórica, que começou em 2010.

“Há dificuldades no fluxo de insumos, mercadorias e trabalhadores e as medidas de isolamento social e o consequente ‘desaparecimento do consumidor’ resultaram em forte queda na receita das empresas”, diz o relatório técnico do ICEI.

Antes da queda apurada em abril, o maior recuo na confiança empresarial havia sido em junho de 2018, devido à greve dos caminhoneiros (5,8 pontos).

O ICEI é formado pelo Índice de Condições Atuais e o Índice de Expectativas. O primeiro caiu 20,2 pontos em abril, chegando a 34,1 pontos, enquanto o segundo teve queda de 28,6 pontos, alcançando 34,7 pontos.

A desconfiança pode ser vista em todos os setores de atividade industrial. O indicador de confiança é menor entre os empresários da Indústria de Transformação (34,3 pontos) e de Construção (34,8 pontos).

Na construção, o indicador de maior confiança é referente às Obras de infraestrutura (34,9 pontos), seguido de Construção de edifícios (34,8 pontos) e Serviços especializados para a construção (33,1 pontos).

REGIÕES

A queda da confiança é mais sentida entre os empresários da Região Sul, cujo índice acumulou uma queda de 34,6 pontos entre janeiro e abril. No Norte houve o menor recuo na mesma base de comparação (26,8 pontos).

Fonte: https://www.aecweb.com.br/revista/noticias