domingo, 16 novembro, 2025
Página inicial Mercado Imobiliário Confiança da construção cai pelo 4º mês seguido, para o menor nível desde julho

Confiança da construção cai pelo 4º mês seguido, para o menor nível desde julho

Houve piora tanto na avaliação do momento presente quanto nas expectativas para o futuro.

A confiança do setor da construção recuou pelo quarto mês seguido em abril, para 85 pontos, segundo dados divulgados nesta terça-feira (27) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com a queda, o indicador atingiu o menor patamar desde julho de 200, quando ficou em 83,7 pontos.

“Os dois componentes do indicador [avaliação sobre o momento presente e estimativas para o futuro] reverteram toda melhora registrada a partir de maio de 2020. Houve aumento do pessimismo mas desta-se a deterioração da percepção dos empresários com relação à situação atual dos negócios”, apontou Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos de construção do FGV/Ibre.


Confiança da construção - abril/21 — Foto: Economia G1
Confiança da construção – abril/21 — Foto: Economia G1
A avaliação sobre o momento atual recuou 3,5 pontos, para 84,3, na quarta queda consecutiva. Já o indicador de expectativas recuou 4 pontos, para 86, no menor patamar desde junho de 2020.
De acordo com o levantamento, o cenário setorial vem piorando desde outubro, refletindo a preocupação com a escassez e, principalmente, elevação dos custos. “O problema persiste e não dá indicações de trégua, atingindo contratos em andamento e dificultando a precificação dos produtos”, diz a pesquisadora.
Em abril, houve ainda percepção de piora na demanda, provavelmente decorrente do fechamento dos estandes de vendas em algumas cidades. “Ou seja, a combinação preços de insumos mais elevados e agravamento da pandemia trouxe novamente momentos difíceis para as empresas”, disse Ana Maria Castelo.

Por G1

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas pode desativá-los, se desejar. Aceitar Leia mais