sábado, 15 novembro, 2025
Página inicial Mercado Imobiliário CBIC faz parte de relatório do TCU sobre Reequilíbrio de Contratos

CBIC faz parte de relatório do TCU sobre Reequilíbrio de Contratos

Firme no propósito de contribuir para o aprimoramento dos processos licitatórios no país, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) reconhece e parabeniza o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler, por suas contribuições ao relatório destinado a conhecer e avaliar as diversas iniciativas de normatização envolvendo as demandas contratuais de Reequilíbrio Econômico-Financeiro (REF).

O documento foi apurado a partir do levantamento de auditoria realizado pela Unidade de Auditoria Especializada em Infraestrutura Urbana e Hídrica (AudUrbana).

Em ofício enviado ao ministro Benjamin Zymler, o vice-presidente de Infraestrutura da entidade, Carlos Eduardo Lima Jorge, destaca que, conforme citada diversas vezes na auditoria e no relatório, a CBIC tem procurado gerar estudos e discussões que auxiliem empresas e órgãos contratantes a adotarem os melhores procedimentos de forma a garantir o equilíbrio contratual originalmente pactuado entre as partes, atendendo o objetivo final e principal que é a entrega do empreendimento à sociedade.

Lima Jorge ressalta, no entanto, que infelizmente ainda prosperam situações, apontadas no relatório, de contratantes que se recusam a receber ou analisar solicitações de REF; de outros que prorrogam essas análises por período indeterminado, e até de recente caso que comparou a solicitação de REF à “chantagem” da empresa.

CBIC

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas pode desativá-los, se desejar. Aceitar Leia mais