América Latina ficará mais pobre após pandemia, diz presidente do BID

A América Latina vai emergir da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) com taxas mais altas de pobreza, já que os esforços para controlar o vírus levaram a saltos no desemprego e no endividamento, afirmou o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno, nesta segunda-feira (27).

Segundo o executivo, a região, onde o crescimento econômico já vem desacelerando nos últimos anos, deverá registrar contração econômica entre 8% a 10% em 2020, como resultado da Covid-19 e das medidas de quarentena associadas, disse Moreno

A pandemia “vai empobrecer não apenas os latino-americanos, [mas também] o mundo em geral, mas claramente a América Latina será mais afetada porque somos uma região [de mercado] emergente”, afirmou.

O BID, que é o maior credor regional da América Latina, aprovará neste ano quase US$ 20 bilhões em empréstimos.

Cerca de US$ 15 bilhões serão destinados aos governos para fortalecer os sistemas de saúde, acrescentou.

(Com informações da Reuters)

AGÊNCIA CBIC